/e/ Brasil - Alguém do Brasil?

Olá.

Alguém do Brasil?

Espaço para trocarmos informações e solução de dúvidas dos brasileiros.

Att,

Oi @Silvio.sidney

Sou o Fábio, diretamente desta terra tupiniquim :slight_smile:

opa! maravilha!

Já usa o /e/? eu estou pesquisando um pouco mais.

Sim, há 3 meses.
Claro, em um Motorola G 2014 antigo.
O único senão é não conseguir usar com o Chromecast mas o pessoal é bastante atencioso e aberto a analisar esse tipo de problema.
De resto, tudo funcionando muito bem.

Não sou do ramo. Por conta própria consegui fazer o root e instalar o twrp no celular. Mas agora estou com dificuldades de fazer o backup da atual rom de fábrica (stock rom) antes de instalar a rom /e/. Acredito ser a conta Google que está gerando o bloqueio.

Vi uns vídeos e me parece que simplesmente vincularam uma conta google no firmware do aparelho… inacreditável!

Nessa área também não domino, pedi ajuda para amigos, mas eles usaram este link para o procedimento: https://gitlab.e.foundation/e/wiki/en/wikis/devices-list.

ah sim, já vi esse link. tenho aqui guardado.

Temos acesso a outros aplicativos que tem na loja do google? por exemplo: o app udemy (plataforma de cursos online)? ou tudo que vem do google é bloqueado?

Att.

Por exemplo também: bancos?

O SO tem muito pouca coisa que não é open source mas permite a instalação de APKs.
Você pode baixar e instalar manualmente ou usar o APKPure que baixa e instala diretamente da Google Play.
O SO tem uma App Store própria mas não disponibiliza apps brasileiros como os de bancos, jornais, etc. Já apps de escopo mundial estão lá como o Udemy Online Courses e até mesmo outros como YouTube, Netflix, Whatsapp, Facebook, Instagram, Twitter.
O do meu banco eu tive que instalar manualmente, por exemplo, baixando do APKPure.

show! excelente!

Essa era uma preocupação.

Sei que ele ainda é beta, mas ele possui ainda muita instabilidade?

Ou já está bem estável?

Acho que isso vai depender do uso e expectativa de cada um.
Para o que eu preciso e desejo está estável e totalmente funcional. Consigo inclusive conectar e sincronizar com meu próprio servidor de arquivos, calendário, contatos, etc.

meu uso será de usuário comum mesmo, nada profissional. apenas vídeos youtube, bate-papo whatsapp e ligações.

Então vai servir tranquilo.
A ideia de usar um SO como esse é basicamente não ter mais aquela monitoria das grandes empresas como Google, Facebook…
Ainda há o que se fazer neste caso mas é bem menos do que em um android normal.

eu até acho meio contraditório usar esses app, mas infelizmente ainda estamos presos. por exemplo, muitos vídeos no youtube para desbloqueio e instalação vi por ali. whatsapp também. muita gente recusa até o telegram.

Exatamente.
Impossível deixar de usar WhatsApp no Brasil.
É a única coisa que me atrapalha :slight_smile:

boa tarde!

Sabe dizer como ficam os apps de bancos?

Você pode baixar o apk do APKPure (https://apkpure.com) e instalar manualmente ou baixar o próprio app do APKPure no seu aparelho e fazer a instalação diretamente.

2 Likes